Comitê de Apoio ao AND de São José dos Pinhais 

Jovens revolucionários da Unidade Vermelha (UV), militantes do Movimento Feminino Popular (MFP) e outras organizações populares, atendendo ao chamado da Frente Revolucionária de Defesa dos Direitos do Povo (FRDDP), se reuniram no dia 15 de abril para prestar honras e celebrar os heróis e heroínas de nosso povo. 

O Comitê de Apoio ao Jornal A nova Democracia em São José dos Pinhais acompanhou e registrou o vibrante evento.

O Dia dos Heróis do Povo Brasileiro é celebrado em todo o país no dia 9 de abril por uma proposição da FRDDP, e tem como marco o assassinato do dirigente camponês Renato Nathan na infame emboscada e tortura cometidos pela ação combinada de forças policiais do velho Estado genocida e pistoleiros do latifúndio em 2012.

Foi lido e debatido o documento da FRDDP em honras a gloriosa data. Todos os presentes ressaltaram a importância do povo brasileiro conhecer os seus verdadeiros heróis e não essas figuras representantes das classes dominantes reacionárias, como o sanguinário Duque de Caxias e outros, que são exaltados como heróis nos mentirosos livros de história oficiais da burguesia. Foi ressaltada também a necessidade de difundirmos, particularmente nas escolas e universidades, que são caixa de ressonância da luta popular, a biografia e o exemplo dos incontáveis homens e mulheres, lutadores do povo, revolucionários e comunistas que deram sua vida à causa da revolução e da libertação de nosso povo da exploração e da opressão seculares.

Os jovens assistiram o vídeo da intervenção feita pelo companheiro Renato Nathan Gonçalves no encontro do Pronera na UNIR em Rondônia e todos se emocionaram ao ouvir relatos de sua experiência de vida e luta a serviço das massas mais pobres de nosso país, especialmente o campesinato, à Revolução Agrária e à luta pela Revolução de Nova Democracia ininterrupta ao socialismo em nosso país. Professor da escola popular, ativista da Liga dos Camponeses Pobres, intrépido e incansável lutador, o companheiro Renato Nathan segue vivo nas mentes e corações das novas gerações de revolucionários e em nossas consignas e bandeiras vermelhas.

Também foi lida a carta escrita pelo companheiro José Pereira Gonçalves, irmão de Renato Nathan, onde denuncia a criminalização e repressão ao movimento camponês combativo em Rondônia, com perseguições, prisões, torturas e assassinatos de lideranças da Liga dos Camponeses Pobres. Foi discutida a necessidade de se conformar comitês de apoio à luta pela terra nos grandes centros urbanos para repercutir e apoiar a luta pela terra em geral e a Revolução Agrária em particular.

A reunião, que foi aberta com o hino do movimento camponês combativo “Conquistar a terra”, foi encerrada com a canção internacionalista Bella Ciao e com inúmeras palavras de ordem entoadas com combatividade e decisão pelos presentes em hora aos heróis e heroínas de nosso povo: Companheiro Renato Nathan: Presente na luta!, Companheiro Cleomar Rodrigues: Presente na luta!, Companheira Sandra Lima: Presente na luta! Glória e honra eterna aos heróis e heroínas de nosso povo!.

Nas paredes estavam estampadas as fotos desses três heróis, representando todos que dedicaram sua vida à revolução e arrancam louros à própria morte, servindo como luminoso exemplo a ser seguido por todos lutadores e lutadoras de nossa classe.

Viva o Dia dos Heróis do Povo Brasileiro!

Companheiro Renato Nathan: Presente na luta! Companheira Sandra Lima: Presente na luta!