Ato em homenagem ao 9 de abril na Área Renato Nathan 2, em Ariquemes, Rondônia (2016)

Ato em homenagem ao 9 de abril na Área Renato Nathan 2, em Ariquemes, Rondônia (2016)

Adaptação de nota publicada em AND nº 168

O dia 9 de Abril é a data em que o dirigente da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) de Rondônia, Renato Nathan Gonçalves Pereira, foi covardemente assassinado pela ação combinada de forças policiais do velho Estado genocida e pistoleiros do latifúndio. Renato era um incansável lutador de nosso povo, organizador, mobilizador e conscientizador das massas camponesas, e empunhava a bandeira da Revolução Agrária, pelo fim do latifúndio, por uma Nova Democracia no Brasil.

Por proposição da Frente Revolucionária de Defesa dos Direitos do Povo (FRDDP), movimentos populares, democráticos e revolucionários do campo e da cidade adotaram o 9 de Abril como o Dia dos Heróis do Povo Brasileiro. Nesta data são rendidas honras à memória e exemplo daqueles que dedicaram e entregaram suas vidas conscientemente, servindo ao povo e à luta pela Revolução de Nova Democracia ininterrupta ao Socialismo.

Além de Renato Nathan, são exaltados os exemplos dos dirigentes camponeses Cleomar Rodrigues, Luiz Lopes, Enilson, Zé Bentão, Elcio, Gilson e tantos outros que verteram seu generoso sangue e entregaram com heroísmo suas vidas na luta. Os Heróis de nosso povo terão seus nomes gravados e honrados como aqueles que abriram caminho para um país livre do latifúndio, do capitalismo burocrático e da dominação imperialista.

Leia aqui a íntegra do documento da Frente Revolucionária de Defesa dos Direitos do Povo (FRDDP) em razão do 9 de Abril, Dia dos Heróis do Povo Brasileiro.